Olá, leitor do blog Gohobby! Sempre comentamos por aqui o quanto a tecnologia dos drones está ajudando o meio ambiente e a automatização de processos complicados e rigorosos, mas você sabia que os drones estão monitorando e ajudando na preservação da fauna no Brasil? Por exemplo, um dos casos acontecendo atualmente é em uma aldeia indígena localizada em Ubatuba, litoral norte de São Paulo! E antes de conhecer mais sobre esse case de sucesso, vamos te contar um pouco sobre como os drones se inseriram em ações como essa.
Os drones com a tecnologia Thermal são reconhecidos no mercado, desde modelos como o Mavic 3 até modelos como o Matrice 30T, isso por conta de suas funções e inovações que surpreendem durante as operações. Agora, vamos entender mais sobre esse assunto?
Como os drones se inseriram no mercado de preservação ambiental e monitoramento de fauna?
Os drones profissionais revolucionaram o mercado de preservação ambiental e monitoramento da fauna, tornando essas atividades mais eficientes, seguras e acessíveis. Equipados com câmeras térmicas e sensores de alta precisão, eles permitem a observação de espécies em tempo real, sem interferir no habitat natural, além de identificar áreas de desmatamento e queimadas com rapidez.
Um dos grandes benefícios, por exemplo, é a capacidade de cobrir grandes territórios, reduzir os custos operacionais e substituir métodos invasivos, como helicópteros ou expedições terrestres, minimizando o impacto ambiental. Além disso, os drones contribuem para a coleta de dados mais detalhados, auxiliando pesquisadores e órgãos ambientais na criação de estratégias mais eficazes para a conservação da biodiversidade. Por fim, a inserção dessa tecnologia nessas áreas tem se tornado cada vez mais comum.
Os principais modelos de drone na preservação ambiental
Matrice 30T
- Câmera integrada: combina sensores wide, zoom de 200x e térmico (640×512 px), além de um telêmetro laser com alcance de até 1.200m.
- Design portátil: estrutura compacta que facilita o transporte e a rápida implantação em campo.
- Resistência: projetado para suportar condições ambientais adversas, adequado para operações robustas.
- Sistema de controle: utiliza o DJI Pilot 2, proporcionando uma experiência de voo aprimorada e interface de usuário intuitiva.

Mavic 3 Enterprise E Thermal
- Peso: 915 g (Mavic 3E); 920g (Mavic 3T).
- Dimensões: Dobrada: 221×96,3×90,3 mm; Desdobrada: 347,5×283×107,7 mm.
- Tempo máximo de voo: 45 minutos.
- Câmera principal (Mavic 3E): sensor CMOS 4/3 de 20 MP com obturador mecânico, lente com FOV de 84° e abertura ajustável de f/2.8 a f/11.
- Câmera tele: sensor CMOS 1/2″ de 12 MP, zoom híbrido de até 56×.
- Câmera térmica (Mavic 3T): resolução de 640×512 a 30 fps, com várias paletas de cores e modos de medição de temperatura.
- Sistema de transmissão: DJI O3 Enterprise, oferecendo transmissão ao vivo em 1080p a 30 fps.

Matrice 350 RTK
- Tempo máximo de voo: 55 minutos.
- Sistema de transmissão: equipado com um sistema de transmissão de vídeo renovado para uma experiência de controle aprimorada.
- Sistema de bateria: mais eficiente, com durabilidade de 400 ciclos de carregamento, reduzindo os custos operacionais.
- Recursos de segurança: inclui detecção e posicionamento em seis direções, com sistema visual binocular e sensores infravermelhos para reconhecimento e prevenção de obstáculos.
- Capacidades de carga e expansão: projetado para suportar diversas cargas úteis e acessórios, adaptando-se a múltiplas aplicações industriais.

Agora que você já conhece os modelos mais utilizados nessas áreas, vamos conhecer alguns exemplos reais?
Cases de sucesso com o uso de drones na preservação ambiental
Ubatuba recebe câmeras e drone para monitoramento da fauna em Aldeia Indígena
É isso mesmo! Os drones unem a tecnologia e tradição para proteger a Mata Atlântica e impulsionar o etnoturismo em Ubatuba. A Aldeia Renascer Ywyty Guaçu, localizada na cidade, foi contemplada com câmeras e um drone para monitorar os animais da Mata Atlântica local, um dos biomas mais ricos e ameaçados do Brasil e que ocupa aproximadamente 15% do território nacional. A iniciativa foi fruto de uma análise realizada pela Secretaria da Justiça e Cidadania, por meio da Coordenadoria de Políticas para os Povos Indígenas (CPPI).
Impacto
Essa ação é viabilizada pelo Programa Guardiões da Floresta (Kagwydja), da Fundação Florestal, que, além de fornecer os equipamentos, remunera as comunidades indígenas, incentivando a preservação das unidades de conservação, muitas das quais coincidem com terras indígenas. “A CPPI tem se dedicado a apoiar as causas indígenas, promovendo a valorização dos saberes tradicionais e sua participação ativa na conservação ambiental”, ressaltou Cristiano Kiririndju, coordenador de Políticas para os Povos Indígenas.
Incrível, não é mesmo? Um marco importantíssimo para a tecnologia no Brasil é um prazer para a Gohobby fazer parte da disseminação dessas inovações no país.
A Polícia Militar de Santa Catarina (PMSC), por meio do Comando de Polícia Militar Ambiental (CPMA), deu um importante passo na modernização de suas operações de fiscalização e monitoramento ambiental. Com um investimento de R$617 mil, a corporação adquiriu 19 unidades do drone DJI Mavic 3 Thermal, um modelo de última geração, que será distribuído para todas as unidades operacionais de Polícia Militar Ambiental do estado.
Utilidade
Esse novo equipamento será utilizado em diversas frentes de atuação da Polícia Militar Ambiental, como o monitoramento de caçadores, a observação de fauna silvestre, a detecção de incêndios florestais e a inspeção de áreas de difícil acesso. Além disso, o drone será fundamental em missões de busca e salvamento, bem como em avaliações ambientais em situações de crimes ou infrações.
Doze novos drones chegam para ajudar na proteção de Florestas Nacionais da Amazônia
Outro exemplo foi no Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), que recebeu 12 drones que devem operar no monitoramento e fiscalização das Florestas Nacionais Caxiuanã, Altamira, Iquiri, Jacundá, Mapiá-Inauini, Urupadi e Mulata. Os equipamentos foram adquiridos pelo Projeto Gestão Florestal para Produção Sustentável, por meio de cooperação financeira do Banco Alemão de Desenvolvimento-KfW com o Governo Brasileiro. As unidades de conservação beneficiadas localizam-se nos estados do Amazonas, Pará e Rondônia. Os testes com os drones foram realizados no dia 06 de outubro de 2024, na sede do Instituto em Brasília.
Investimento
Os equipamentos representam um investimento de R$400 mil do Projeto Gestão Florestal para Produção Sustentável nas unidades de conservação. Os drones são uma importante ferramenta para diversas finalidades, tais como fiscalização ambiental, prevenção e combate a incêndios e monitoramento de atividades como o manejo florestal sustentável, permitindo mais eficiência no controle dos usos dos territórios das UC sob gestão do ICMBio.
Um feat que já deu certo: IA como ferramenta de conservação da biodiversidade
Recentemente, em uma comunidade ribeirinha e apartir de imagens de drones, profissionais da segurança ambiental puderam desarticular um polo de retirada ilegal de madeira, já denunciado várias vezes mas que,sem provas, não avançava.
Um exemplo das aplicações mais promissoras da IA é no monitoramento ambiental, isso porque sensores e drones equipados com algoritmos de inteligência artificial podem coletar e analisar grandes quantidades de dados em tempo real. Essa tecnologia permite a detecção precoce de desmatamento ilegal, a identificação de espécies ameaçadas e o monitoramento de ecossistemas sensíveis. Com esses dados, é possível tomar decisões precisas e rápidas para a proteção do meio ambiente.
Expectativa
De acordo com a coluna (O ECO), essa tecnologia é “um feat que já deu certo” e, com isso, conseguimos perceber que os drones para preservação ambiental e a IA estão ativamente participando do monitoramento do meio ambiente no Brasil.
Por fim, estes são só alguns dos cases de sucesso que têm mostrado a efetividade do uso de drones na preservação ambiental do Brasil. Se você faz parte dessa área de atuação e quer saber mais sobre os drones disponíveis em operações como as citadas acima, clique aqui e fale com nosso time de consultores.
Conheça a Gohobby
Atuando no mercado brasileiro desde 2010, somos hoje a maior importadora e distribuidora de drones em atacado do Brasil.
Com as linhas ENTERPRISE e AGRICULTURE, a Gohobby foi fundamental para fomentar o crescimento do uso de drones no país. Atualmente, atendemos diversos setores, como: a agricultura, segurança pública e privada, energia solar, monitoramento, busca e resgate e órgãos públicos.
Com a missão de mudar para sempre o seu olhar do presente com a tecnologia, acreditamos que a nossa energia pode mudar o mundo!
Quer saber como podemos te ajudar? Fale com nossos especialistas e descubra o melhor drone para o seu mercado de atuação.
Redes sociais da Gohobby:
